ALOCUÇÃO DE
SUA EXCELÊNCIA O PRIMEIRO-MINISTRO
DA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE
KAY RALA XANANA GUSMÃO POR OCASIÃO DO ALMOÇO OFERECIDO
PELA INTERNATIONAL ENTERPRISE SINGAPORE
SINGAPURA


Exmo. Sr. Chua Taik Him, Director-Geral Adjunto da International Enterprise
Distintos Membros do Sector Privado de Singapura
Excelências, Senhoras e Senhores

É um prazer estar aqui hoje para falar do progresso de Timor-Leste e das oportunidades de investimento e de negócio que a nossa nação oferece. Gostaria de agradecer ao Sr. Chua Taik Him e à International Enterprise Singapore por oferecerem este almoço. A International Enterprise Singapore é um grande exemplo de promoção governamental de investimento externo e de crescimento internacional de empresas nacionais. A International Enterprise Singapore tem desempenhado um papel importante na assinalável história de crescimento de Singapura. Singapura é uma inspiração para Timor-Leste e mostra o que pode ser conseguido quando existe uma visão clara, boa governação e uma liderança pública notável.

Senhoras e senhores,
Timor-Leste deixou para trás o conflito e leva já muitos anos de paz, estabilidade e
crescimento. Temos uma economia emergente e aberta que procura capital e acolhe o investimento estrangeiro de braços abertos. Timor-Leste desfruta de uma das taxas de crescimento mais elevadas no mundo inteiro. O nosso crescimento médio desde 2007 é de 11,9%, com o Banco Asiático de Desenvolvimento a prever que iremos continuar a crescer na ordem dos dois algarismos por ano. Temos também uma das taxas fiscais mais baixas do mundo e uma política fiscal expansiva a impulsionar a nossa economia. O nosso fundo de riqueza soberana, o Fundo Petrolífero, cresceu de 1,8 mil milhões de dólares americanos em 2007 para mais de 13,6 mil milhões actualmente. Desde Janeiro do presente ano, o Fundo tem crescido em média 324 milhões de dólares americanos por mês. Tendo conseguido alcançar paz e segurança, pudemos finalmente começar a fazer planos a longo prazo. O Plano Estratégico de Desenvolvimento de Timor-Leste para 2011 a 2030 constitui um guia para transformarmos o nosso país numa nação com rendimentos médioaltos até 2030.

Uma parte importante do nosso Plano é a execução de um programa de grande dimensão na área das infra-estruturas, visando construir a nossa nação e apoiar o nosso futuro. Este programa inclui a construção de um porto, um aeroporto e uma rede rodoviária. Para realizarmos estes projectos iremos estabelecer Parcerias Público-Privadas. Dado o incrível sucesso e a experiência das empresas de Singapura, gostaríamos de poder contar com elas no nosso programa nacional de infra-estruturas.

Timor-Leste irá também desenvolver a nossa costa sul como centro sub-regional para a indústria petrolífera. Este desenvolvimento envolve três aglomerados operacionais ao longo de 155 quilómetros de linha costeira e incluirá uma Base de Fornecimentos, novas instalações portuárias e um aeroporto reabilitado em Suai. Iremos também construir uma refinaria petrolífera em Betano. Mais a leste, em Beaço, o Governo designou uma área para o desenvolvimento de projectos de Gás Natural Liquefeito, uma vez que será nesse local que um gasoduto de gás natural chegará a Timor- Leste. Timor-Leste irá igualmente estabelecer Zonas Económicas Especiais para encorajar e
simplificar o investimento.

Estamos ainda a planear desenvolver o nosso mercado do turismo como uma indústria nacional estratégica. Teremos todo o gosto em estabelecer parcerias com empresas de Singapura neste sector que será tão importante para o nosso futuro. Obrigado uma vez mais pelo vosso interesse em Timor-Leste. Faço votos de poder trabalhar com o sector privado de Singapura na construção da nossa nação.

Muito obrigado.

3 de Junho de 2013
Kay Rala Xanana Gusmão

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...