59 Timorenses concluem formação em Solo, Indonésia


A Secretaria de Estado da Política de Formação Profissional e do Emprego  (SEPFOPE) recebeu, no dia 26 de Setembro, no Centro de Formação Profissional SENAI, em Becora, Díli, os 59 formandos (27 mulheres e 32 homens) que concluíram o curso de formação de dois meses, em Solo, Indonésia.

As áreas de formação incluíram soldadura (na qual participaram 9 formandos), electricidade (6 formandos), costura (4 formandos), mecânica de automóveis (6 formandos), secretariado (4 formandos), culinária (7 formandos), técnica de arrefecimento (1 formando), oficina mecânica (2 formandos), electrotecnia (4 formandos), contabilidade informática (5 formandos) e escultura de madeira (com 6 formandos).

O Vice-Primeiro-Ministro esteve presente na recepção aos formandos e recomendou-lhes que partilhem os conhecimentos e a experiência adquiridos nesta formação, um princípio que, segundo Fernando La Sama de Araújo, “deve ser praticado pelos jovens, e apesar da curta duração desta acção de formação, que durou dois meses, esta deve contribuir para o desenvolvimento”.

“Estão todos de parabéns”, afirmou, ainda, o Vice-Primeiro-Ministro, aconselhando os jovens a optar pela capacitação, “uma vez que nem todos podemos ocupar o cargo de Vice-Primeiro-Ministro, é impossível sermos todos funcionários públicos, só alguns ocupam a posição de Directores Nacionais e Directores-Gerais. A população timorense é constituída por 60% de jovens e 20% de idosos. Num país jovem, onde a população é maioritariamente jovem, temos de saber desafiar as dificuldades. Não devemos pensar que o esforço deve ser apenas dos outros, antes pelo contrário, cabe a cada um de nós procurar  soluções para o nosso futuro”.

O Secretário de Estado da Política de Formação Profissional e do Emprego, Ilídio Ximenes da Costa, dirigiu um agradecimento especialmente aos formadores “que, durante este período de formação, acompanharam e apoiaram os nossos irmãos, em Solo. O vosso acompanhamento marcou a abertura de uma nova página de preparação das coisas mais importantes para o país. Aos formandos peço que continuem a aplicar os seus conhecimentos e não esqueçam o que aprenderam, fazendo com que as suas capacidades possam motivar os outros”.

O representante dos formadores, NUR Setiawan, afirmou desejar manter uma boa relação e cooperação entre Timor-Leste e a Indonésia na área da formação.

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...