Australia comprometeu-se em apoiar programas da SEPFOPE


Dili - Governo  Australiano, através do Ministro de Energias e Recursos Naturais e Turismo ( MRNT) Martin Ferguson pronto para apoiar a politica do governo para envio de trabalhadores para Australia. O comprimiss do governo Australiano foi froferido numa reunião entre Ministro Martin Ferguson e Secretário do Estado Para a Politica de Formação de Formação e Emprego ( SEPFOPE ) Ilidio Ximenes da Costa, Sexta(22/2), no edifio de Sepfope Kaicoli –Dili.

O Ministro Australiano disse que o Australia comprometeu-se em continuar a receber trabalhadores timorenses para irem trabalhar naquele país baseando no acordo que o governo de  ambos os paises assinaram em Dezembro de 2011. Neste encontro, Secretário do Estado Ilidio Ximenes disse que a Australia e Timor Leste tem uma boa cooperação mútua e a amizade fortificou-se ainda mais com o envio de trabalhadores para o programa de serviços sazonais na australia.

O Secratario do Estado acrescentou que, durante este periodo a SEPFOPE teve suporte da Australia atraves da AUSAID  para o programa de IEP e também para o programa de TVET beneficiando jóvens e funcionarios.

Também atravez do programa do serviço sazonal,  os jovens podem aprender e obter experiencias nas copanhias e empresas australianas  para quando voltarem a Timor Leste implementem o que aprenderam disse o Secretário Estado Ilidio Ximenes da Costa. Acrescentou que timor leste tem o número de desemprego muito alto dentro da nação, com uma percentagem a roda de 50% segundo os dados de Labour Force Survey de 2010. Neste contesto, a SEPFOPE actuará com a política de sua  acção concreta para ripostar a estes problemas.

Ilídio comentou que desde o ano de 2008  a SEPFOPE tem vindo a lutar politicamente e fazendo negociações com o governo de Australia para poder enviar trabalhadores Timorenses irem trabalhar naquele país e conseguir o acordo do programa do Pacific Seasonal Workers. Por este acordo,timor leste começou a enviar 12 trabalhadores para irem trabalhar em Broome na área de hospitalidade a partir de Março de 2012.

Ilídio Ximenes prometeu que no ano de 2013 a SEPFOPE tem esperanças em enviar mais de cem trabalhadores para trabalhar em Australia, porque não são iguais os processos para ida a Australia com a Correa do Sul. Ele realçou ainda mais dizendo que há bem pouco tempo um empregador de Queensland, Australia também veio visitar timor leste e encontrou-se com os trabalhadores e deu a sua espectativa acerca do modelo e do skills que precisava para os trabalhadores que iriam trabalhar na sua quinta de laranjas.

Essa oportunidade também favoreceu aos dois empregadores dando motivações aos futuros candidatos trabalhadores num total de 302 pessoas e dando também informações acerca do modo de viver no ambiente de trabalho em Australia apelando para tomar atenção na disciplina no local de trabalho.    (JORNAL Independente)

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...